domingo, 14 de junho de 2020

PÍLULA 9 - BLOOMSDAY 2020 - Pílulas de James Joyce na Quarentena

"Gaivota, uma. Gaivotas. Longe gritos. Vindo, longe! Fim aqui. Nós após. Finn équem!"

Vídeo com texto extraído do livro "Panaroma do Finnegans Wake", Fragmento 16.



O livro 'Panaroma do Finnegans Wake' auxilia a compreensão da verdadeira revolução textual levada a cabo pelo último Joyce - a mais radical ocorrida na linguagem do romance moderno. Este livro apresenta, a primeira e hoje histórica versão em português de fragmentos da obra máxima de Joyce, com excertos e acompanhada dos marcantes estudos e comentários de Augusto e Haroldo de Campos, os transcriadores dos textos.

Indicamos a leitura deste livro, e agora você pode conferir a nossa PÍLULA 9. Direção e Edição: Grupo Oficcina Multimédia / Câmera: Aislan Barros / Atriz: Cynthia Paulino. Esta leitura aconteceu na comemoração do Bloomsday 2016 no Centro Cultural Banco do Brasil.

Sobre o Bloomsday: O Bloomsday – Dia do Bloom – é comemorado em 16 de junho pelos admiradores do escritor irlandês James Joyce e do seu livro mais famoso, Ulisses. A ação do romance, que é uma sátira ao clássico A Odisséia, do poeta grego Homero, se passa em um único dia: 16 de junho de 1904, em Dublin, Irlanda. Leopold Bloom, o protagonista, repete o mesmo trajeto do herói Ulisses: encontra sereias, ciclopes, feiticeiras, enfrenta a ira dos deuses e consegue retornar ileso para casa. Mas Ulisses é um romance realista. As figuras mitológicas estão disfarçadas de pessoas comuns. As batalhas épicas se resumem a episódios do dia-a-dia. O Grupo Oficcina Multimédia comemora o Bloomsday em BH, desde 1989, valorizando e incentivando o risco, a criação e a valorização da cultura e da arte, traços que estão presentes na incrível obra de James Joyce.

#bloomsday #bloomsday2020 #jamesjoyce #gom43anos #oficcinamultimedia #finneganswake #augustodecampos #haroldodecampos

Nenhum comentário:

Postar um comentário