sábado, 13 de junho de 2020

PÍLULA 4 - BLOOMSDAY 2020 - Pílulas de James Joyce na Quarentena

A Casa d'O'Shea


"... Vertígios de velas gastras, ornamentos em chuveiros, jaquetas reversíveis, lentes olhiroxas, querelas-de-família, camisas de fio fajuto, excrapulários, deus-lembrados, calças nunca usadas, gravatas corta-pescoço, penas tortas, vidros de aumento para vinho, lágrimas de crocodilo, respingos de tinta, cuspos blasfematórios, jornais de quãoprovada tiragem, mechas de tranças cortadas a dextra, A sinistra latas de dislate suiço contensado..."

Vídeo com texto extraído do livro "Panaroma do Finnegans Wake", Fragmentos 5.  Neste fragmento James Joyce faz uma minuciosa descrição da casa de Shen, o Homem-pena, o escritor. Na verdade Shen é a persona de Joyce revelando seu inconformismo com a incompreensão que cerca os inovadores obcecados por suas pesquisas. A enumeração caótica dos pertences de Shen, é em si mesma um prodígio de humor linguístico.

Direção, Filmagem, Edição e Trilha sonora: Grupo Oficcina Multimédia / Voz em off: Francisco Cesar. Vídeo realizado no ano de 2004, em virtude da comemoração do centenário do Bloomsday.

#bloomsday #bloomsday2020 #jamesjoyce #gom43anos #oficcinamultimedia#finneganswake #augustodecampos #haroldodecampos

Nenhum comentário:

Postar um comentário