terça-feira, 16 de junho de 2020

PÍLULA 10 -  BLOOMSDAY 2020    Pílulas de James Joyce na Quarentena

A Pobre Isa

" No D dorme uma dama e a dama deseja uma donzela mas a donzela donaira uma dona e a dona desanda em dulcidança."



Vídeo com textos extraídos do livro "Panaroma do Finnegans Wake", Fragmentos 11 e 13. Nestes fragmentos encontramos a descrição da personagem feminina sobre diversas perspectivas: da filha, Infantina Isobel, que é ao mesmo tempo Madame Isa Veuve La Belle, esposa-viúva do personagem HCE, à qual incumbe recolher os destroços do marido despedaçado e curá-lo.

O livro 'Panaroma do Finnegans Wake' auxilia a compreensão da verdadeira revolução textual levada a cabo pelo último Joyce - a mais radical ocorrida na linguagem do romance moderno. Este livro apresenta, a primeira e hoje histórica versão em português de fragmentos da obra máxima de Joyce, com excertos e acompanhada dos marcantes estudos e comentários de Augusto e Haroldo de Campos, os transcriadores dos textos.  

Indicamos a leitura deste livro, e agora você pode conferir a nossa PÍLULA 10, com interpretação de Jonnatha Horta Fortes e Juscélia Almeida, e adaptação de Ione de Medeiros. Esta filmagem foi realizada pela Rede Minas de Televisão no ano de 2004, centenário do Bloomsday. Programa: Livro Aberto / Direção: Marcelo Miyagi e Ione de Medeiros / Produção: Daniel Antônio e GOM / Câmera: Arnaldo Voguel / Fotografia: Nienio Izidoro e Marcelo Miyagi / Edição: Marcelo Miyagi

Sobre o Bloomsday: O Bloomsday – Dia do Bloom – é comemorado em 16 de junho pelos admiradores do escritor irlandês James Joyce e do seu livro mais famoso, Ulisses. A ação do romance, que é uma sátira ao clássico A Odisséia, do poeta grego Homero, se passa em um único dia: 16 de junho de 1904, em Dublin, Irlanda. Leopold Bloom, o protagonista, repete o mesmo trajeto do herói Ulisses: encontra sereias, ciclopes, feiticeiras, enfrenta a ira dos deuses e consegue retornar ileso para casa. Mas Ulisses é um romance realista. As figuras mitológicas estão disfarçadas de pessoas comuns. As batalhas épicas se resumem a episódios do dia-a-dia. 
O Grupo Oficcina Multimédia comemora o Bloomsday em BH, desde 1989, valorizando e incentivando o risco, a criação e a valorização da cultura e da arte, traços que estão presentes na incrível obra de James Joyce.

#bloomsday #bloomsday2020 #jamesjoyce #gom43anos #oficcinamultimedia #finneganswake #augustodecampos #haroldodecampos

Nenhum comentário:

Postar um comentário