terça-feira, 16 de junho de 2020

PÍLULA 11- BLOOMSDAY 2020 - Pílulas de James Joyce na Quarentena

Palavra Trovão

BABABADALGHARAGHTAKAMMINARRONNKONNBRONNTONNERRONNTUONNTHUNNTROVARRHOUNAWNSKAWNTOOHOOHOORDENENTHURNUK!

O que é a "palavra trovão", de James Joyce? Trata-se de uma imensa palavra polilíngue, com mais de cem letras que sonoramente simboliza a voz do trovão. Esta palavra ele associa à queda de Finnegan e à de Humpty Dumpty, o Homem-Ovo de Alice no país das maravilhas.



The Finnegan da velha canção de "Vaudeville" (americana/irlandesa) é um pedreiro irlandês que se embriaga, cai de uma escada, e aparentemente morre. Os amigos promovem um velório em torno de seu caixão; durante as festividades alguém o respinga de uísque, com o que Finnegan desperta de novo para a vida e toma parte na dança generalizada.

No fundamento desta canção-burlesca Joyce assenta o título de sua obra Finnegans Wake e o identifica a muitos outros heróis. E é porque Finn volta de novo (Finn-again) - e em outras palavras pela reaparição do herói - que a força e a esperança são devolvidas à humanidade.

Agora você pode conferir a nossa última pílula, vídeo que mescla um registro da comemoração do centenário do Bloomsday em 2004, e exercício rítmico com percussão e voz realizado pelo elenco atual do GOM em isolamento social. A primeira filmagem foi realizada pela Rede Minas de Televisão / Programa: Livro Aberto / Direção: Marcelo Miyagi e Ione de Medeiros / Produção: Daniel Antônio e GOM / Câmera: Arnaldo Voguel / Fotografia: Nienio Izidoro e Marcelo Miyagi / Edição: Marcelo Miyagi / Elenco: Escandar Alcici Curi, Francisco Cesar, Guilherme Morais, Henrique Mourão, João Cardoso, Jonnatha Horta Fortes e Leandro Acácio.

A PÍLULA 11 foi editada por Hyu Oliveira. Elenco: Heloísa Mandareli, Henrique Mourão, Hyu Oliveira, Jonnatha Horta Fortes, Leandro Rebello e Thiago Meira. Direção: Ione de Medeiros

Sobre o Bloomsday: O Bloomsday – Dia do Bloom – é comemorado em 16 de junho pelos admiradores do escritor irlandês James Joyce e do seu livro mais famoso, Ulisses. A ação do romance, que é uma sátira ao clássico A Odisséia, do poeta grego Homero, se passa em um único dia: 16 de junho de 1904, em Dublin, Irlanda. Leopold Bloom, o protagonista, repete o mesmo trajeto do herói Ulisses: encontra sereias, ciclopes, feiticeiras, enfrenta a ira dos deuses e consegue retornar ileso para casa. Mas Ulisses é um romance realista. As figuras mitológicas estão disfarçadas de pessoas comuns. As batalhas épicas se resumem a episódios do dia-a-dia. O Grupo Oficcina Multimédia comemora o Bloomsday em BH, desde 1989, valorizando e incentivando o risco, a criação e a valorização da cultura e da arte, traços que estão presentes na incrível obra de James Joyce.

#bloomsday #bloomsday2020 #jamesjoyce #gom43anos #oficcinamultimedia #finneganswake

Nenhum comentário:

Postar um comentário