LEWIS CARROLL: HOMENAGEM AO NONSENSE
Um diálogo entre a anticrítica de Augusto de Campos
e a metalinguagem de Abelardo Morell (ilustrações)
Mais de cem anos de mau-senso nos separam
da poesia nonsense
criação do humor inglês vitoriano -
de autores pretensamente inofensivos
"para crianças":
edward lear - the book of nonsense (1846)
nonsense songs, stories, botany and alphabets (1871)
(cem anos!)
lewis carroll - alice's adventure in wonderland (1865)
and through the looking-glass (1872)
cem anos
"a mais curiosa de todas as reversões da grande época vitoriana
da mecanização e da alta compostura moral
foi a contra-estratégia
de lewis carrol e edward lear
cujo nonsense acabou por se mostrar
extraordinariamente duradouro."
(mcluhan, understanding media)
sem anos
"how unpleasant to know mr eliot",
o reverendo eliot.
mas o eliot com sal de 1910-30
antes da quarta-feira de cinzas
já sabia ler lear
"how pleasant to know mr lear"
lettuce! o lettuce! let us, o let us,
o lettuce leaves
o let us leave this three and eat
lettuce, o let us, lettuce leaves!
alface! ó alface!
faça ó faça,
ó alface, final,
que se faça o nosso al-
moço, face a face, ó alface!
(lear, em the history of the sevenguinea pigs)
e o finnegans wake acordou alguns adultos
para lewis carroll, lewd's carol,
lieto galumphantes, fotopornógrafo ninfantil,
inventor das palavras-portmanteau:
gritos + silvos = grilvos.
a poesia concreta faz voltar
o precursor dos caligramas
no poema tom-&-jerry
em forma de cauda
de alice no país das maravilhas
e os já concretos doublets (1880):
B L A C K
b l a n k
b l i n k
c l i n k
c h i n k
c h i n e
w h i n e
W H I T E
jogo sério joco-sério
"curiosa mathematica"
onde as palavras opostas devem ser obtidas
com o menor número de paavras interpostas
diferindo entre si
por uma letra
yet what are all such gaieties to me
whose thoughts are full of indices and surds
X2 + 53 + 7x
=11/3
mas que são essa festas para mim que quis
meus pensamentos em incógnitas imersos
X2+ 53 + 7x
= 11/3
(Lewis Carroll, fantsamagoria, quatro enigmas)
"matemático contemporâneo de calr maxwell,
lewis carroll era tão de vanguarda
que já tinha conhecimento
das geometrias não euclidianas
que começavam a aparecer no seu tempo.
em alice no país das maravilhas
ele deu aos confiantes vitorianos
um jocoso antegosto
de espaço-tempo eisteiniano".
(mcluhan, understanding media)
"que grande coisa
se pudéssemos aplicar essa regra aos livros!
você sabe
para achar o mínimo múltiplo comum
eliminamos uma quantidade
sempre que ela ocorra
exceto no termo em que ela é elevada
ao maior valor possível.
assim, teríamos que apagar
todos os pensamentos registrados
salvo na sentença que fossem expressos
com a maior intensidade."
a dama riu alegremente.
"temo que alguns livros
seriam então reduzidos a papel
em branco" disse ela.
"sim, seriam. muitas bibliotecas
ficaríam terrivelmente diminuídas
em volume.
mas pense só no que elas ganhariam
em qualidade!"
"e quando viajarmos por eletricidade -
se é que eu posso me aventurar a desenvolver
sua teoria -
teremos folhetos no lugar de livretos
e o crime e o casamento
virão na mesma página".
(lewis carroll, sylvie and bruno)
non multa sed multum
a primeira coletânea
de poemas concretos de ronaldo azeredo
em noigandres 3 (1956)
se chamava
mmc
e há os poemas
não traduzidos ou mal
traduzidos
nas desventuras de alice
através das "adaptações" brasileiras para crianças:
além do jabberwocky
(jaguadarte)
pré-joyceano
e do poema-cauda
pré-caligrâmico
o recado aos peixes
não sermão sibilino
que termina em
suspenso
a sopa de tartaruga
q os soluços da "falsa tartaruga"
solucionam em novas rimas:
who would not give all else for two p
ennyworth only of beautiful soup?
quem não daria tudo só pa
re beliscar essa bela sopa?
(isoformismo)
i am the eggman, they are the eggmen - i am the walrus
quando disseram a john lennon
que a sua rposa lembrava ulysses
ele respondeu
que nunca tinha lido joyce
sua única influência literária era
lewis carroll
projeto de uma bíblia para crianças:
"o livro deveria ser de tamanho portátil
com uma capa bem atraente
impressão clara e legível
e acima de tudo com muitas
figuras, figuras, figuras."
(lewis carroll, sylvie and bruno, prefácio)
"lewis carroll olhou através do espelho
e encontrou uma espécie de espaço-tempo
que é o modo normal do homem eletrônico.
antes de einstein, carroll já havia penetrado
o universo ultra-sofisticado de einstein.
cada momento, para carroll, tinha o seu
próprio espaço e o seu próprio tempo.
alice cria o seu próprio espaço-tempo.
einstein, e não lewis carrol,
achava isso espantoso."
(mcluhan, entrevista, 1967)
lear: "splendidophoropherostiphongious!"
"nonsense!", disse o crítico.
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