terça-feira, 1 de junho de 2010

Música no Bloomsday 2010

"Era Grelhúsculo"...
Intervenção cênico-sonora com Ü e convidados.
Dia 16 de junho às 19h no Museu Inimá de Paula

"Era grelhúsculo..." Nossa! Que palavra esdrúxula, estranha, meio aberrante e monstruosa, não parece? Mas é assim que inicia o poema Jabberwocky de Lewis Carroll na tradução de Renato Suttana. O poema aparece no livro Alice através do espelho no capítulo em que ela encontra Humpty Dumpty, o ovo que se equilibra em cima do muro. Este poema teria inspirado James Joyce na criação de seu empreendimento literário mais ousado: o Finnegans Wake. "Era" alude ao início das inúmeras histórias infantis como em Era uma vez..." e contém também o sentido da época , de tempo histórico como em "Na era Medieval" ou como em "A era" o título de um poema de Madelstam. Grelhúsculo é uma palavra-valise. Uma palavra inteiramente nova que incorpora duas palavras em uma só com dois sentidos diferentes: grelhúsculo = crepúsculo + grelha, o fogo que é usado para preparar o jantar.

O Ü é uma banda de rock experimental de Belo Horizonte com inlfuências do pós-punk, free-jazz e outras sonoridades cyber tropicais...
Nossa participação nesse Bloomsday 2010 é to joy: jogar, divertir, criar uma intervenção visual e sonora para abarcar um pouco do universo joyceano e carrolleano.

Basicamente nos inspiramos no Joyce, no Finnegans Wake e na Alice, mais exatamente no diálogo de Humpty Dumpty. A intervenç~~ao contará com inegrantes do Ü: Miguel (baixo elétrico), Marcelo (guitarra), Paulinha (vocal), chico (sax), e convidados: Lucas, da banda Constantina (trompete), Marquim Lorim, da banda Junkie Dogs (teclado) e Vinikov, da banda Dead Lovers (vocal). 07 pessoas no total (ao seu dispor!) e dispostas em seguir o coelho e saltar no buraco escuro.
Não pode passar de 10 minutos...
Por enquanto a coisa ainda não está muito definida (estamos brincando e descobrindo ainda), mas ao que tudo indica iremos fazer um som que parte do nascimento do som e da palavra (como no gênesis...), até a palvra ir surgindo e se fixar em um rítmo pendular que é o movimento do Humpty Dumpty. Aos poucos tudo vai se juntando nesse ritmo cíclico, oscilante, enquanto as palavras vão germinando e polulando até finalmente tudo se deslocar para uma constelação de palavras em que o ritmo se torne assimétrico e caleidoscópico... Aí a coisa vai para um diálogo nonsense, um surto psicótico da Alice (que está ficando engraçado!) parecido com o rei e a rainha de copas do livro... cortem-lhe as cabeças! Finalmente a idéia é finalizar em uma alicinação, um espamo coletivo ... demência total!
Tudo pode sugerir a idéia de uma queda, a grande queda do ovo, a queda do finnegans, a queda mítica de toda a humanidade...
Junto com esse "roteiro sonoro" será projetado um vídeo extraído do documentário "Spiritual Voices" do diretor Russo Sukurov. Uma imagem fixa, imóvel, que enquadra uma paisagem distante, invernal, bucólica e onírica que aos poucos se transforma passando do claro (dia) e vai para o escuro (noite)... o crepúsculo, o grelhúsculo...
E como todo bom jogo tem uma regra, como no xadrez que encantou Lewis Carroll, a regra para fazer essa intervenção e para quem for lá no Inimá de Paula no dia 16 de junho é cortem as cabeças!!
Devir animaaaaaaaaaal!!!
Assim, monstruoso igual o jaguadarte Uuuhhhrrrr!!!!
Hehehe!
Ass: o mosntro (chicodarte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário